terça-feira, 19 de março de 2013

A hora do planeta 2013

Olá a todos,

Hoje venho falar-vos de uma iniciativa mundial muito importante para a sobrevivência do nosso planeta: a hora do planeta.


Esta iniciativa começou em Sidney, na Austrália, em 2007 e tem como grande objectivo alertar a população de vários países sobre a importância da preservação do Planeta Terra. O fenómeno consiste em, à mesma hora, toda a gente apagar as luzes e assim permanecer durante uma hora. Em 2012, sete mil cidades de 12 países participaram, incluindo Portugal, com mais de 80 localidades.
(http://www.earthhour.org/)


Este ano isso acontece dia 23 deste mês, das 20h30 às 21h30. É claro que não é durante uma hora que conseguimos repor todo o mal que o homem tem feito ao planeta, mas não é por isso que deixo de participar e, como tal, convido-vos a fazer o mesmo. Durante 60 minutos temos a oportunidade de ajudar o nosso planeta.

A última vez que houve a hora do planeta, eu cumpri e obriguei os meus pais a fazerem-no também. Infelizmente olhava pela janela e havia muita gente ainda de luz ligada, isto porque as pessoas não conseguem prescindir de uma televisão ligada ou de um computador ligado, mesmo que não estejam a ver ou a fazer nada em específico. Na minha opinião é fácil: cozinha-se antes da hora, janta-se antes ou janta-se à luz das velas (no caso de um casal junta-se o útil ao agradável e no caso de uma família grande é uma nova experiência que se calhar as crianças até vão achar piada); se o problema não for o jantar e for a forma como se ocupa o tempo durante essa hora, é fácil, dorme-se um bocadinho.

Como vêem, não custa nada e é tudo para o nosso bem. Eu quero acreditar que os meus futuros filhos e netos vão ter um ambiente saudável onde brincar e que ainda vão poder respirar ar (mais ou menos) puro, sem preocupações. Acho que todos querem o mesmo.

Por favor, tratem bem o nosso planeta porque é o único que temos!

E vocês? Vão desligar as luzes no dia 23?
Eu vou!




Até à próxima.

Sofia

Sem comentários:

Enviar um comentário