terça-feira, 2 de abril de 2013

Paris - O primeiro dia

Olá a todos,

Peço desculpa por só agora publicar este post, mas estou em época de frequências e só agora arranjei um tempo para o escrever.

Como vos tinha dito, vou falar sobre a minha viagem a Paris, e vou dividir os posts em quatro partes: o primeiro dia; o segundo dia; o último dia juntamente com os restaurantes onde fui e ainda uma parte sobre o atendimento e a hospitalidade dos franceses.

Peço desde já desculpa pela qualidade de algumas fotos.

Começando então pelo início.

No dia em que chegámos demos apenas uma vista de olhos na zona à volta do hotel, já era tarde e quisemos ir descansar para aproveitar o dia seguinte desde cedo.

Como tal, no dia seguinte, às 7h da manhã estávamos levantados e fomos directos ao Musée du Louvre. Quando se diz que é o maior museu do mundo, é verdade! Estivemos lá duas horas e penso que nem metade conseguimos ver. Decidimos ir ver as partes que nos interessavam: o quadro da Mona Lisa, a exposição egípcia e os apartamentos de Napoleão III. Achámos muito interessante terem um mapa do museu em português e foi muito mais fácil escolhermos o que queríamos ver. O tamanho dos quadros e a imponência das estátuas que se encontram em cada canto do museu são impressionantes. Ver o quadro da Mona Lisa ao vivo e a cores foi algo que queria fazer há muito tempo, embora tenha sido difícil conseguir chegar ao pé dele pois as pessoas ficam horas paradas a olhar para o quadro, literalmente. De facto, ver a famosa pirâmide nos filmes e ver ao vivo é muito diferente e todo o edifício que rodeia a pirâmide é deslumbrante. Tal como toda a arquitectura ao longo da cidade.



De seguida, saímos do museu e tinhamos logo à frente o Arco do Triunfo do Carrossel. Continuámos a andar e fomos dar à Place de La Concorde. Uma praça linda e enorme, numa rotunda mil vezes maior que as nossas. Depois, avançando pelos Champs Ellysées, um pouco como a nossa Avenida da Liberdade, com as lojas mais caras e conhecidas, fomos dar ao Arco do Triunfo, situado numa rotunda com 12 saídas. Quando subimos o Arco do Triunfo começou a nevar, e se a vista já era espectacular, ficou ainda melhor. Já se conseguia ver a Torre Eiffel quase toda e apesar do nevoeiro toda a cidade vista dali é linda!




Depois de almoçarmos, apanhámos o metro e fomos ver o Moulin Rouge. Também é muito giro e lembra mesmo o filme, é pena não se poder entrar. Também ainda demos uma voltinha ali pela zona, e ao contrário do que se diz não achei das piores zonas de Paris.



A pior zona, na minha opinião, é a do Sacré Coeur. Apesar de ser lindo e situado num sítio espectacular em que se vê a cidade toda, é uma zona muito mal frequentada, em que fomos abordados várias vezes ou por pessoas a tentar vender alguma coisa ou por pessoas simplesmente com um aspecto duvidoso. Foi a zona onde tive mais medo e mais cuidado com a mala, mas não há dúvida de que quando se chega lá a cima a vista é única.



De seguida, vimos que ainda tinhamos tempo e fomos até ao Les Invalides. Lá encontra-se o túmulo de Napoleão. O edifício foi construído para alojar soldados inválidos, sendo que ainda hoje continua a albergar alguns. É um edifícío muito bonito e o túmulo de Napoleão é realmente muito grande, tendo uma sala especial para ele.




Finalmente, fomos à tão esperada Torre Eiffel. Guardámo-la mesmo para o fim do dia para a apanharmos à noite, com as luzes ligadas. Quando chegámos lá haviam filas nos quatro pés da torre, mas um segurança indicou-nos uma fila que costuma estar mais pequena e em meia-hora ou algo parecido já estavamos no elevador a subir. Fomos mesmo até ao topo e lá em cima tive a vista mais linda que já vi em toda a minha vida. Vê-se Paris inteirinha, o rio, todos os monumentos onde já tinhamos ido e ainda alguns a que iriamos nos dias seguintes. É realmente uma sensação única estar lá em cima.

A Torre Eiffel foi o único monumento em que pagámos entrada, pois em todos os outros é grátis para quem vive na União Europeia e tem menos de 26 anos.



Por curiosidade fomos ver os preços dos passeios de barco pelo Sena e qual não foi o nosso espanto quando vimos que eram 18 euros com lanche incluído, havendo mais elevado ainda. Não fazia parte dos nossos planos ir andar pois tinhamos visto que era muito caro, mas visto que o preço era acessível e ainda incluía lanche fomos aproveitar. A viagem durou uma hora e passou  pelo Grand et Petiti Palais, pela Assemblée Nationale, pela Place de La Concorde, pelo Musée D'Orsay, pelo Musée du Louvre, pela Académie Française, pelo Conciergerie, pelo Notre Dame, pelo Hôtel de Ville e pelo Institut du Monde Arabe. À medida que ia anoitecendo, as luzes foram-se ligando pela cidade fora, nós fomos comer o nosso crepe de chocolate e quando chegámos ao ponto de partida a Torre Eiffel já estava toda iluminada, ainda mais linda do que durante o dia. Tivemos ainda a sorte de passar por ela de barco numa hora certa, em que ela começou a piscar e assim ficou durante mais ou menos 5 minutos. Foi um espectáculo lindo e imperdível. Aconselho mesmo a se algum dia forem a Paris irem ver a Torre Eiffel à noite, é lindo!



E assim foi o nosso primeiro dia em Paris, espero que tenham gostado e fiquem atentos que irei continuar a contar mais sobre a viagem.

Até à próxima!

Sofia

Sem comentários:

Enviar um comentário